matematicando
Cálculos Conteúdo escolar Curiosidades Educação infantil Educação matemática Financeira Fundamental

Dividindo com 2 algarismos no divisor

Divisão, na Matemática, é a distribuição de determinado objeto em partes iguais. Ao dividir uma pizza, por exemplo, entre duas pessoas, o objeto “pizza” deve ser dividido em duas partes iguais, e cada uma dessas pessoas ficará com uma dessas partes.

A divisão é uma operação básica da Matemática, assim como a multiplicação, adição e subtração. Multiplicação e divisão são operações inversas, por isso, a “prova real” da divisão é feita por meio de uma multiplicação.

Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.

♦ Algoritmo da divisão

O algoritmo utilizado no Brasil para realizar a divisão é conhecido como “método da chave”. Para realizar a divisão por meio desse algoritmo, devemos dispor os elementos da seguinte maneira:

Dividendo | divisor
Resto       Quociente

O quociente será um número que, multiplicado pelo divisor, terá como resultado o dividendo, isto é,   q·d = D

Caso essa divisão tenha resto, escreve-se:   r + q·d = D

Portanto, para realizar uma divisão pelo método da chave, temos como pré-requisito saber toda a tabuada de multiplicação.

 

Dividindo com 2 algarismos no divisor

 Entre as várias operações básicas, aquela onde os alunos têm maior dificuldade é a divisão. E quantos mais algarismos tiver o divisor, maior as dificuldades os alunos apresentam.  Neste artigo você poderá aprender, também com imagens e passo a passo, como fazer “contas de dividir” com 2 ou mais algarismos no divisor.
 
Mas antes de passarmos à nossa explicação, é essencial que conheça o nome dos  os elementos básicos da divisão. É importante saber os nomes corretos para entender quando os usarmos no nosso tutorial de como fazer divisões com 2 ou mais algarismos na chave.
 
Como fazer “contas” de dividir com 2 algarismos
 
  • 1º Passo

Marcar no dividendo o menor número possível maior ou igual ao divisor.

 
Pensamento: 12 é menor que 14, pego então 121

 2º Passo

 
Em 121, quantas vezes cabe o 14?
Para descobrir que número multiplicado por 14 dê 121 ou o número que seja o mais próximo possível de 121 (neste caso tem de ser inferior e nunca superior a 121), faça os cálculos, com tentativas, mas observe que o 121 e pouco menor que 140 que é 14×10, assim o numero é pouco menor que 10.
Por exemplo,
14X7=98. Ainda está longe.
 14X8=112. Já está mais perto.
14X9=126, passou . Terá de ser o 8.
 
 
 3º Passo
Multiplica-se 8 pelo divisor (14), e subtrai-se o resultado a 121.
 
121-112 = 9. Coloca-se a diferença abaixo do 121 encostado à direita).
 
 
 
  • Passo
Baixa-se o algarismo seguinte do dividendo.
 
 
 
  • 5º Passo
Repetir os passos 2 e 3.
Em 91 quantas vezes há 14? Volta-se a tentar várias opções ao lado. 14X4=56, 14X5=70, 14X6=84. Multiplica-se então 6 por 14, e coloca-se a diferença abaixo.
91- 84=7
 
 
 
 
  • 6º Passo
Se após ter baixado todos os algarismos do dividendo, o resto não for ainda igual a zero, devemos  então colocar então uma vírgula a seguir ao dividendo, e acrescentar um zero ao resto.
 
 
 
  • 7º Passo
Repetir os passos 2 e 3. Em 70 quantas vezes há 14? Tentas ao lado, multiplicando 14 por vários números. O número será o 5. Multiplica-se 5 por 14 e coloca-se a diferença em baixo.
 
 
 
  • 8º Passo
 
Depois de alcançar o  resto zero, Acabou a conta!  Nem sempre se chega ao resto zero, nesse caso teremos uma dízima periódica, que já é outra história
 
 

Texto adaptado do site: http://www.estudarmatematica.pt/

 
matematicando
Eliane Lima, formada em Matemática pela UFPR
http://gehost.com.br

One thought on “Dividindo com 2 algarismos no divisor”

  1. Pingback: iptv app

Deixe uma resposta